Seguro Auto Popular – Tire as suas dúvidas

Seguro Auto Popular – Tire as suas dúvidas

Muito novo, o Seguro Auto Popular suscita diversas dúvidas. Abaixo, algumas questões respondidas à partir dos produtos que as seguradoras já disponibilizaram.

1- Como funciona o seguro popular?
O Seguro Auto Popular é, basicamente, o seguro de automóvel que permite à seguradora e oficinas a utilizarem peças usadas nos veículos sinistrados. O Seguro Auto Popular está regulamentado pela Resolução nº 336 de 31/03/2016 do Conselho Nacional de Seguros Privados (CNSP), que estabelece critérios e limites para as seguradoras ofertarem seus produtos.

2- Quando o seguro popular é realmente vantagem?
O Seguro Auto Popular é vantagem para aqueles veículos com 5 ou mais anos de uso. Isso porque o custo das peças novas influenciam severamente o preço do seguro. As peças usadas, em teoria, serão muito mais baratas, afetando diretamente na composição do prêmio do seguro. Vale ressaltar que as "peças usadas" também são regulamentadas e obedecem a um rigoroso critério de seleção e utilização. Transcrevemos abaixo o Artº 10 da Resolução 336/2016 do CNSP:
Art. 10. A utilização de peças usadas na recuperação de veículos sinistrados com cobertura securitária, prevista nesta Resolução, somente será permitida quando atenderem aos requisitos de origem, às exigências técnicas necessárias para sua reutilização, nos termos das normas do Conselho Nacional de Trânsito – CONTRAN, e às demais condições impostas pela Lei n.º 12.977, de 20 de maio de 2014.

3- Quando o seguro popular não compensa?
As seguradoras, para reduzirem ainda mais os custos, estão enxugando os seus produtos. Assim, um seguro Auto Popular irá ter menores possibilidades e serviços de assistências, terá limitações de cláusulas adicionais (como coberturas para vidros, faróis e lanternas), além, é claro, do uso de "peças usadas" no conserto em eventuais sinistros. Não se deve contratar um Seguro Auto Popular, por exemplo, em casos de veículos novos que ainda estão sob a garantia de fábrica porque, na grande maioria das vezes, a colocação de peças que não sejam novas e originais prejudicam ou anulam a garantia. Aqueles segurados que utilizam muito a assistência do seguro ou mesmo que necessitam das cláusulas adicionais, o seguro Auto Popular nem sempre é indicado.

4- Como avaliar se o seguro popular é melhor diante do seguro convencional?
Primeiramente o segurado deve avaliar a questão da garantia de fábrica do veículo. Se a colocação de peças usadas afetar a garantia, não deve optar pelo seguro Auto Popular. Depois disso, outras questões são importantes: quantas vezes por ano em média se utiliza o reboque? É necessário o seguro de vidros, faróis e lanternas? Carro reserva é uma cobertura fundamental, ou seja, ficar sem o veículo por alguns dias causará um impacto muito indesejado em sua rotina? Estas e outras perguntas são essenciais na hora de contratar um seguro Auto Popular. O ideal mesmo é se aconselhar com o seu corretor de confiança.

5- Já existem pessoas que estão aderindo a esse tipo de seguro? Se sim, qual a porcentagem?
É um seguro muito recente, ainda não há uma estatística confiável, porém, em nossa corretora, a procura tem sido enorme, muito maior que nossas expectativas. Por isso, temos a convicção de que este seguro será um enorme sucesso, desde que, é claro, as seguradoras apresentem produtos justos, com preços competitivos.

Ainda ficou com alguma dúvida? Ligue agora mesmo para a Tatu do Seguro pelo telefone 4007-2288 e saiba se esta seria a melhor opção para o seu veículo.

No Comments Yet.

Deixe seu comentário

WhatsApp Entre em contato pelo Whatsapp!